Resenha: Bling Ring - A Gangue de Hollywood, Nancy Jo Sales



Nesse romance de não-ficção, Nancy Jo Sales faz uma crítica social dissecando o comportamento de jovens de famílias de classe média alta que assaltaram casas de celebridades como Paris Hilton e Lindsay Lohan aparentemente porque queriam usar suas roupas. O livro começa com a figura enigmática de Nick Prugo, narrando sua história em uma entrevista. Ele era um garoto de poucos amigos, inseguro e ansioso antes de entrar para o Bling Ring. A autora faz muitas perguntas que poderiam envergonhá-lo, mas ele responde sem hesitar. Nick se transformou no X-9 do bando, e por isso foi odiado por seus ex-amigos, que negaram a participação nos crimes.
Talvez sem Nick e sua vontade em cooperar, esse livro nunca teria tido força para ser publicado. Mas é o mesmo Nick que também se torna uma figura duvidosa em certas falas, parecendo que também está escondendo o jogo, principalmente sobre seus pais. Durante o processo de escrita, a jornalista, Sales, entrevistou grande parte dos envolvidos e seus familiares e amigos da escola, conversou com policiais e presenciou cenas que deixaram o livro com um toque de fofoca sobre o que rola nos bastidores de Hollywood.
A autora explora as causas do comportamento obsessivo dos jovens em relação às celebridades. Por que nossa sociedade está em tamanha decadência moral? O perfeito exemplo de tudo que tem de errado pode ser uma das ladras, Alexis Neiers, que sonhava em ser famosa e até teve seu próprio reality show e lucrou em cima da coisa toda. Claro que ela negava ter participado, apesar de aparecer nas câmeras de segurança na casa de algumas celebridades que foram roubadas. Alexis era uma garota mimada, que tratava sua mãe como uma amiga da escola, farreava e não queria saber de nada sério na vida. E além disso, achava que tinha um papel na terra, e que tudo que havia "acontecido com ela" era apenas para mostrar o quanto ela era forte, e acreditava tanto nisso que se arrepiava e chorava ao falar. Mas rapidamente enxugava as lágrimas e repreendia a mãe por se meter na entrevista, como se ela estivesse atrapalhando seu monólogo numa peça da Broadway.
Tudo isso, Sales concluiu, era um produto da sociedade em que Alexis foi criada. Uma sociedade em que ser famoso por algo ruim é melhor do que não ser famoso. Uma sociedade em que os grandes são colocados lado a lado com pessoas que são famosas por serem famosas. Uma sociedade onde as pessoas não buscam mais a grandeza, elas buscam parecer legais. O que me deixou interessada foi como a autora remonta desde o passado distante, como essa sociedade de hoje foi se formando, cada movimento político que levou a esse momento, cada invenção tecnológica. A pesquisa feita por ela foi realmente fantástica, e me fez pensar se eu também não tinha um pouco de Alexis em mim.
O livro se tornou repetitivo em algumas partes, mas foi realmente interessante, já que sou fascinada pelo assunto. Recomendo para quem gosta de ler reportagens sobre o comportamento humano, ou até que se interesse pelo universo de Hollywood e a juventude americana (cujos problemas estão se espalhando pelo mundo). Nesse caso, uma leitura que só acrescenta.
/ Letícia



Dados do Livro:
Editora: Intrínseca
Título Original: The Bling Ring
Escritor: Nancy Jo Sales
Número de Paginas : 272
Livro no Submarino
Livro no Skoob

Comentários